Gray Matter: Célulazinhas cinzentas

Colocado por Wizard Weatherwax em 04 de Agosto, 2011

Gabriel Knight
Ah! Como eu adoro videojogos de aventura! Se os jogos de aventura fossem uma religião a LucasArts seria o Papa, a Telltale Games um bispo promissor e a Sierra Entertainment uma freira esforçada. Quando penso em personalidades ligadas ao processo criativo de jogos de aventura existem dois nomes que na minha opinião se destacam: Tim Schafer e Jane Jensen. Para esta rubrica vou-me focar na Jane Jensen, a criadora da fantástica série do Gabriel Knight.

Nos jogos do Gabriel Knight o jogador tem que desvendar uma série de mistérios sobrenaturais complexos e intrigantes, assumindo o papel de um escritor/ caçador de monstros chamado Gabriel Knight. Interagimos com personagens únicos e interessantes, exploramos localizações magníficas – como por exemplo Nova Orleães e Rennes-le-Château - que são regiões ricas em cultura, religião e mistérios. Como se não bastassem esses incentivos, o jogador vai ter também que lidar com puzzles inteligentes e desafiantes, não  fossem estes videojogos dentro do género point and click.
Gabriel Knight Blood of the sacred
Mas porque estou eu a falar da Jane Jensen e do seu carismático Schattenjäger, ou seja “caçador de sombras”? Pois bem, imaginem a minha surpresa quando um amigo meu me informou que a criadora do Gabriel Knight tinha lançado um novo videojogo. Fiquei desde logo intrigado, naturalmente.
Gray Matter
O jogo chama-se Gray Matter e ao olhar para a imagem frontal da capa apercebemo-nos que desta vez o enredo orquestrado por Jane Jensen tem uma protagonista feminina. E pelos vistos a protagonista vai ter que lidar com o Fantasma da Opera ou com um cosplayer com um gosto especial pelo dramático e pela teatralidade.

Gray Matter Laboratório
Entretanto já comecei a jogar o Gray Matter e estou encantado com o mistério por detrás das aventuras de Samantha Everett, uma hábil e engenhosa ilusionista. Sam é uma protagonista interessante, disposta a dar tudo de si de forma a atingir os seus sonhos. A força de vontade da Sam é tal que ela aceita trabalhar para um misterioso e atormentado cientista chamado de David Styles que pretende estudar o potencial psíquico da mente humana. A heroína deste jogo é uma ilusionista e como tal recorre à arte da magia e ilusão de forma a resolver os diversos puzzles.

Gray Matter Mansão de David Styles
Existe também um crime nesta história com traços sobrenaturais, um mistério perturbador acerca de um acidente de viação que mudou drasticamente a vida de David Styles. Pretendo resolver esse mistério com a ajuda da Sam e dos seus truques mágicos!
Jane Jensen
Bem hajas, Jane Jensen! Obrigado pelo mistério e também pela nostalgia! =)