Mass Effect 2: Shepard, o líder carismático

Colocado por Wizard Weatherwax em 03 de Maio, 2011
Shepard Mass Effect 2
O Comandante Shepard é, na minha opinião, um dos melhores protagonistas dos videojogos. È curioso que assim seja, pois é um personagem cujas decisões e atitudes podem ser moldadas pelos jogadores – ou seja, é um personagem construído pelo jogador e aberto a várias experiências, sendo que o jogador pode escolher o género do Comandante ou até mesmo alterar a sua aparência física. Mas a verdade é que apesar dessa liberdade construtiva e flexibilidade moral, Shepard não deixa de ter uma personalidade vincada que o tornam único e o distinguem dos outros guerreiros espaciais virtuais.

Ambas as versões morais do Shepard (Paragon, que procura fazer o que está correcto tanto em termos legais como morais, e Renegade, que coloca o cumprimento da sua missão acima de tudo e de todos, sendo que os fins justificam os meios) revelam traços de personalidade próprias, que se adequam às escolhas do jogador. Quer isto dizer que apesar do jogador poder escolher o caminho moral do protagonista virtual, este não deixa de interpretar essas “ordens” à sua maneira, o que por sua vez dá um certo estilo próprio ao Shepard.

Comandante Shepard
A BioWare procurou desta maneira dar
ao guerreiro espacial uma vida própria, funcionando mais do que um mero avatar –
um elo de ligação do jogador com o mundo virtual.
Shepard é, portanto, um representante dos protagonistas faladores, que se caracterizam nomeadamente por serem personagens com uma personalidade própria e por serem também menos moldáveis pelas escolhas do jogador.

O que torna o Shepard num personagem fixe e memorável é a sua extraordinária capacidade de liderança, sendo que o jogador tem que ajudar o protagonista virtual a conquistar a lealdade dos seus companheiros. Ou seja, Shepard tem o potencial de ser um líder fantástico e carismático, mas só o consegue se o jogador conseguir tomar as decisões mais adequadas.

Shepard e os seus camaradas de armas
Mas como consegue o jogador ajudar o Shepard nessa conquista de lealdade? Estabelecendo um diálogo constante com os seus  companheiros, ouvindo as suas histórias, negociando também a gestão do tempo e  dos recursos que são dedicados à missão principal (muitas vezes os companheiros  pedem ajuda ao Shepard para resolver um problema pessoal, o que implica abandonar por alguns momentos a missão principal). Dessa maneira, o jogador tem a oportunidade de conhecer os companheiros do protagonista, possibilitando também que Shepard revele melhores instintos de liderança e capacidades relacionais mais eficazes e profundas com os seus camaradas de armas.

Shepard consegue desta maneira praticar uma liderança carismática, o que por sua vez leva a que o jogador acredite mesmo que só o Comandante tem as aptidões necessárias para cumprir eficazmente a missão impossível de salvar o universo.
Um por todos e todos por um
Mas salvar o universo não é uma missão fácil (antes pelo contrário), nem mesmo para alguém tão formidável como o Comandante Sheapard. Este sabe que só conseguirá cumprir as suas missões com o apoio e dedicação dos seus aliados e camaradas de armas, assim como do apoio e sagacidade do jogador. O futuro da humanidade e das restantes raças alienígenas depende de todos nós e Shepard é claramente a pessoa mais indicada para nos levar à vitória!